Article Text

Download PDFPDF

19-4E2B Especialista em melhoria - broncoaspiração zero: resultados parciais
  1. Jessica Mendes De Medeiros1,
  2. Carina Maria Nunes1,
  3. Tatiana Scacchetti2
  1. 1Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein - SBIBAE
  2. 2Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein - , SBIBAE

Abstract

Introdução O Hospital HMVSC concentra-se atualmente no atendimento complexo de pacientes oncológicos. No entanto, enfrenta desafios como atendimento a pacientes com alto risco de broncoaspiração. Em 2022, a broncoaspiração foi responsável por 20% dos eventos graves e 33,3% dos eventos catastróficos. Na UTI Adulto, onde concentram-se pacientes graves, ocorre um evento há cada 44 dias. Após investigação, contatou-se que todos os eventos se relacionam com à falta de adesão integral ao Protocolo de Broncoaspiração. Diante do perfil epidemiológico e da gravidade da situação, é crucial garantir o cumprimento do protocolo e implementar medidas para mitigarmos eventos adversos. A nossa missão é ‘Broncoaspiração Zero’.

Objetivo Aumentar os dias entre eventos de broncoaspiração em pacientes não intubados de 44 para 365 dias até junho de 2024 na UTI Adulto.

Método O trabalho é realizado utilizado o modelo de especialista em melhoria (IHI). Através do mapeamento do processo foram identificadas as oportunidades de melhoria e iniciados os testes de mudanças utilizando a ferramenta PDSA. Implementamos medidas após os testes, tal como ‘unificação de placas sinalizadora de riscos assistenciais’, ‘checklist norteador da visita multiprofissional’ e seguimos em outros testes, tal como implementar um power plan sobre broncoaspiração no prontuário e elaboração de um plano educacional para educação do paciente.

Resultados Parciais Em relação aos indicadores de processo os dados parciais (julho/2023 a fevereiro/2024), 75% dos pacientes na UTIA apresentam risco para broncoaspiração, com 56% de adesão à avaliação do risco em até 24h e e 53% de adesão a prescrição de condutas frente ao risco. Em relação ao indicador de resultado, a UTIA está há 340 dias sem eventos adversos de broncoaspiração.

Conclusão Embora parciais, os dados indicam progresso no principal indicador de resultado (dias entre eventos), aumentando de 44 para 340 dias sem eventos adversos na UTIA. Em relação ao business case realizado para o projeto, o custo médio incremental evitado a cada broncoaspiração no HMVSC foi de R$ 261.000,44 e uma permanência incremental (TMP) de 26 dias. Reconhecemos o desafio contínuo e estamos comprometidos em seguir implementando melhorias com o objetivo de aprimorar a assistência prestada aos pacientes com risco de broncoaspiração, aumentar a adesão aos protocolos e avançar em direção à alta confiabilidade.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

Statistics from Altmetric.com

Request Permissions

If you wish to reuse any or all of this article please use the link below which will take you to the Copyright Clearance Center’s RightsLink service. You will be able to get a quick price and instant permission to reuse the content in many different ways.