Article Text
Abstract
Introdução As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são um grande problema de saúde pública uma vez que, além de aumentar o tempo de internação e os custos, podem causar comorbidades graves e ainda levar ao óbito. Segundo a associação médica brasileira, mais de 45 mil brasileiros morrem anualmente devido à infecção hospitalar relacionada a assistência. O uso de dispositivos invasivos é crucial para manutenção da vida e os cuidados com esses dispositivos quando feito com segurança na sua grande maioria evitam as IRAS.
Objetivo é apresentar os resultados alcançados com o projeto de melhoria, tais como: as reduções das IRAS, o aumento da adesão a higiene de mãos, o engajamento da equipe e a implementação das ferramentas de melhorias.
Método O projeto ‘Saúde em Nossas Mãos’ -PROADI-SUS em parceria com o Ministério da Saúde foi implementado no triênio 2021/2023 na UTI adulto do Hospital Escola Emilio Carlos (SUS) Catanduva -SP, composta por 10 leitos gerais. O projeto contou com equipe multidisciplinar completa e motivada com apoio incondicional da alta liderança. O método utilizado foi o Modelo de Melhoria do IHI. Foi apresentado à equipe os diagramas direcionadores focados na coleta dos bundles, PDSA que nos ensinou a ter paciência ao implementar uma mudança e o quadro de gestão diária para sustentar as melhorias através do método Kamishibai. Nosso sucesso está diretamente ligado ao uso dessas ferramentas.
Resultados A meta do projeto era a redução de 30% das 3 IRAS e tivemos redução de 100% das 3 e aumento de 87,2% na adesão à higiene de mãos. Uma estimativa de 40 infecções evitadas e uma economia de R$ 2.215.900,48 em 2 anos.
Conclusão Com a implementação do projeto, a redução das infecções, a adesão à higiene de mãos e aos bundles de manutenção e prevenção acima de 95%, a cultura de melhoria passou a fazer parte do dia a dia da unidade. A equipe entendeu que ao trabalhar com a melhoria contínua, todos ganham: o paciente, com a diminuição do tempo de internação, a equipe com a redução da carga de trabalho e a instituição, com a redução de custos, o impacto mais significativo foi retirar o rotulo de UTI para pacientes paliativas hoje a comunidade confia no nosso atendimento.
This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.