Article Text

Download PDFPDF

11-4DX6 Sucesso da colaborativa na redução das infecções em um hospital universitario
  1. Ademilson Ronzani,
  2. Juliana Ferreira Raymundo
  1. Hospital Escola Emilio Carlos (Enfermagem)

Abstract

Introdução As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são um grande problema de saúde pública uma vez que, além de aumentar o tempo de internação e os custos, podem causar comorbidades graves e ainda levar ao óbito. Segundo a associação médica brasileira, mais de 45 mil brasileiros morrem anualmente devido à infecção hospitalar relacionada a assistência. O uso de dispositivos invasivos é crucial para manutenção da vida e os cuidados com esses dispositivos quando feito com segurança na sua grande maioria evitam as IRAS.

Objetivo é apresentar os resultados alcançados com o projeto de melhoria, tais como: as reduções das IRAS, o aumento da adesão a higiene de mãos, o engajamento da equipe e a implementação das ferramentas de melhorias.

Método O projeto ‘Saúde em Nossas Mãos’ -PROADI-SUS em parceria com o Ministério da Saúde foi implementado no triênio 2021/2023 na UTI adulto do Hospital Escola Emilio Carlos (SUS) Catanduva -SP, composta por 10 leitos gerais. O projeto contou com equipe multidisciplinar completa e motivada com apoio incondicional da alta liderança. O método utilizado foi o Modelo de Melhoria do IHI. Foi apresentado à equipe os diagramas direcionadores focados na coleta dos bundles, PDSA que nos ensinou a ter paciência ao implementar uma mudança e o quadro de gestão diária para sustentar as melhorias através do método Kamishibai. Nosso sucesso está diretamente ligado ao uso dessas ferramentas.

Resultados A meta do projeto era a redução de 30% das 3 IRAS e tivemos redução de 100% das 3 e aumento de 87,2% na adesão à higiene de mãos. Uma estimativa de 40 infecções evitadas e uma economia de R$ 2.215.900,48 em 2 anos.

Conclusão Com a implementação do projeto, a redução das infecções, a adesão à higiene de mãos e aos bundles de manutenção e prevenção acima de 95%, a cultura de melhoria passou a fazer parte do dia a dia da unidade. A equipe entendeu que ao trabalhar com a melhoria contínua, todos ganham: o paciente, com a diminuição do tempo de internação, a equipe com a redução da carga de trabalho e a instituição, com a redução de custos, o impacto mais significativo foi retirar o rotulo de UTI para pacientes paliativas hoje a comunidade confia no nosso atendimento.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

Statistics from Altmetric.com

Request Permissions

If you wish to reuse any or all of this article please use the link below which will take you to the Copyright Clearance Center’s RightsLink service. You will be able to get a quick price and instant permission to reuse the content in many different ways.