Article Text

Download PDFPDF

10-4DYB Retomada do time de tríades de segurança do departamento de clínica médica
  1. Rodrigo Dispinzieri1,
  2. Flavia de Sousa Silva2,
  3. Luana L Lagostera Sillano Gentil1,
  4. Thais Santos Garcia1,
  5. Leticia Caciolari Bosso1
  1. 1Hospital Israelita Albert Einstein (Pacientes Internados)
  2. 2Hospital Israelita Albert Einstein (Experiência e Segurança com o Cuidado)

Abstract

Como diretriz norteadora a fim de descentralizar as ações do núcleo de segurança do paciente e com o objetivo de organizar as estratégias para atingir a alta confiabilidade, a instituição tem investido na implementação de um Programa de Tríades Multiprofissional na SBIBAE. O time de Tríades na Clínica Médica Cirúrgica (CMC) vem sendo organizado ao longo dos últimos anos através da formação de profissionais que representam as diversas unidades do departamento, tornando-os referências assistenciais a fim de disseminar os direcionamentos em prol da segurança do paciente, além de atuar no aprimoramento do sistema de qualidade e segurança por meio de análise e tratamento das matrizes de riscos assistenciais. Outro foco da atuação consiste num programa contínuo de capacitação das habilidades das equipes, favorecendo o aprimoramento da cultura de segurança, envolvendo seus membros na participação das visitas de segurança e dos comitês institucionais.

Após o período pandêmico concentramos esforços para reestruturar as ações sistematizadas para atuação das Tríades de Segurança na CMC, utilizando a metodologia de PDSA, identificando os problemas relacionados à atuação do grupo e realizando testes de propostas de melhorias visando o objetivo de mantermos o time ativo no gerenciamento pró ativo dos riscos, promovendo um ambiente propício para a troca de experiências entre Tríades do mesmo departamento, através de reuniões semanais para alinhar as ações e projetos a serem desenvolvidos a partir da identificação de riscos ou ocorrência de eventos, favorecendo a disseminação de boas práticas e elevando os níveis de segurança do paciente e da cultura de segurança do departamento, onde as Tríades teriam a oportunidade de apresentar os desafios experienciados pelas áreas, as estratégias desenvolvidas, assim como os resultados obtidos, compartilhando esse processo com Gerenciamento e Vigilância de Riscos. Entre as ações realizadas como rampas, definimos um representante para exercer o papel de facilitador e estimular a participação nas ações, definimos a periodicidade dos encontros e mapeamos as ações que estavam em andamento.

Como resultado tivemos um aumento exponencial na participação dos membros nas ações, no número das visitas de segurança e das notificações de sinapses, demonstrando expansão da consciência situacional das equipes. Definimos o mapeamento dos processos críticos para desenvolvimento de ações ao longo do planejamento definido para o ano.

Concluímos que por meio desse processo de restruturação o time de tríades vem se fortalecendo, a fim de atuar de forma preventiva na ocorrência de eventos adversos e ganhamos espaço no planejamento estratégico do departamento.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

Statistics from Altmetric.com

Request Permissions

If you wish to reuse any or all of this article please use the link below which will take you to the Copyright Clearance Center’s RightsLink service. You will be able to get a quick price and instant permission to reuse the content in many different ways.