Article Text
Abstract
Como diretriz norteadora a fim de descentralizar as ações do núcleo de segurança do paciente e com o objetivo de organizar as estratégias para atingir a alta confiabilidade, a instituição tem investido na implementação de um Programa de Tríades Multiprofissional na SBIBAE. O time de Tríades na Clínica Médica Cirúrgica (CMC) vem sendo organizado ao longo dos últimos anos através da formação de profissionais que representam as diversas unidades do departamento, tornando-os referências assistenciais a fim de disseminar os direcionamentos em prol da segurança do paciente, além de atuar no aprimoramento do sistema de qualidade e segurança por meio de análise e tratamento das matrizes de riscos assistenciais. Outro foco da atuação consiste num programa contínuo de capacitação das habilidades das equipes, favorecendo o aprimoramento da cultura de segurança, envolvendo seus membros na participação das visitas de segurança e dos comitês institucionais.
Após o período pandêmico concentramos esforços para reestruturar as ações sistematizadas para atuação das Tríades de Segurança na CMC, utilizando a metodologia de PDSA, identificando os problemas relacionados à atuação do grupo e realizando testes de propostas de melhorias visando o objetivo de mantermos o time ativo no gerenciamento pró ativo dos riscos, promovendo um ambiente propício para a troca de experiências entre Tríades do mesmo departamento, através de reuniões semanais para alinhar as ações e projetos a serem desenvolvidos a partir da identificação de riscos ou ocorrência de eventos, favorecendo a disseminação de boas práticas e elevando os níveis de segurança do paciente e da cultura de segurança do departamento, onde as Tríades teriam a oportunidade de apresentar os desafios experienciados pelas áreas, as estratégias desenvolvidas, assim como os resultados obtidos, compartilhando esse processo com Gerenciamento e Vigilância de Riscos. Entre as ações realizadas como rampas, definimos um representante para exercer o papel de facilitador e estimular a participação nas ações, definimos a periodicidade dos encontros e mapeamos as ações que estavam em andamento.
Como resultado tivemos um aumento exponencial na participação dos membros nas ações, no número das visitas de segurança e das notificações de sinapses, demonstrando expansão da consciência situacional das equipes. Definimos o mapeamento dos processos críticos para desenvolvimento de ações ao longo do planejamento definido para o ano.
Concluímos que por meio desse processo de restruturação o time de tríades vem se fortalecendo, a fim de atuar de forma preventiva na ocorrência de eventos adversos e ganhamos espaço no planejamento estratégico do departamento.
This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.