07-4DZF Redução de desperdícios no processo de administração de vacinas

Abstract

Introdução Dentre as 21 vacinas do Programa Nacional de Imunização, 10 (48%) são multidoses, sendo que 4 vacinas, possuem prazo de validade limitado, após a abertura do frasco. Considerando as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nos distritos administrativos de Campo Limpo e Vila Andrade aproximadamente 17 mil crianças (até 5 anos) estão cadastradas, com cobertura vacinal de 90%. Diante do exposto, destaca-se a importância da implementação de estratégias para redução de desperdício, com o objetivo de otimizar a utilização de doses de vacinas, aprimorar a qualidade do processo e aumentar a eficácia e a abrangência da cobertura vacinal.

Objetivo Este projeto tem como objetivo propor estratégias para redução de desperdício de vacinas e ampliar a cobertura vacinal de crianças menores de 5 anos nas UBS.

Metodologia Por meio da metodologia Lean Six Sigma, iniciou-se a medição e análise dos dados para resolução dos problemas encontrados. A coleta de informações sobre a quantidade de doses desperdiçadas e o percentual cobertura vacinal de crianças menores de 5 anos foi realizado nas 14 UBS. A análise dos dados, seguiu a estrutura DMAIC de cinco fases: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar. Como resultado desse processo, foi elaborado um plano de ação a ser aplicado nas UBS.

Resultados A análise de dados, abrangendo o período de janeiro/2022 a junho/2023, revelou uma tendência de alto desperdício vacinal, alcançando 63%. Isso se traduz em um custo médio anual de R$614.416,26, resultante de doses perdidas. As vacinas analisadas foram BCG, Paralisia Infantil Oral (VOP), Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR) e Febre Amarela.

Após o início do projeto, observou-se uma melhora significativa no indicador de cobertura vacinal, relacionado às ações implementadas, de 3 pontos percentuais (p.p), 90% para 93%. Essa melhoria pode ser atribuída tanto às ações implementadas quanto ao aprimoramento no acompanhamento e refinamento dos dados. No período pós-projeto, destaca-se uma redução de 7p.p. do desperdício de vacina (62% no período pré-projeto para 56% no período pós-projeto).

Considerações finais O desafio do desperdício de vacinas e a necessidade de ampliação da cobertura vacinal das crianças menores de 5 anos, ainda são questões críticas nos serviços de saúde. A utilização da metodologia Lean Six Sigma, impactou positivamente na redução de desperdício de vacinas e na ampliação da cobertura vacinal e na padronização da melhoria de processo nas UBS do Município de São Paulo administrada pelo Hospital Albert Einstein.

Article metrics
Altmetric data not available for this article.
Dimensionsopen-url