Article Text

Download PDFPDF

07-4DZF Redução de desperdícios no processo de administração de vacinas
  1. Deborah Schmidt Pontano,
  2. Danielle Viana Ribeiro Ramos
  1. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (APS e Rede)

Abstract

Introdução Dentre as 21 vacinas do Programa Nacional de Imunização, 10 (48%) são multidoses, sendo que 4 vacinas, possuem prazo de validade limitado, após a abertura do frasco. Considerando as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nos distritos administrativos de Campo Limpo e Vila Andrade aproximadamente 17 mil crianças (até 5 anos) estão cadastradas, com cobertura vacinal de 90%. Diante do exposto, destaca-se a importância da implementação de estratégias para redução de desperdício, com o objetivo de otimizar a utilização de doses de vacinas, aprimorar a qualidade do processo e aumentar a eficácia e a abrangência da cobertura vacinal.

Objetivo Este projeto tem como objetivo propor estratégias para redução de desperdício de vacinas e ampliar a cobertura vacinal de crianças menores de 5 anos nas UBS.

Metodologia Por meio da metodologia Lean Six Sigma, iniciou-se a medição e análise dos dados para resolução dos problemas encontrados. A coleta de informações sobre a quantidade de doses desperdiçadas e o percentual cobertura vacinal de crianças menores de 5 anos foi realizado nas 14 UBS. A análise dos dados, seguiu a estrutura DMAIC de cinco fases: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar. Como resultado desse processo, foi elaborado um plano de ação a ser aplicado nas UBS.

Resultados A análise de dados, abrangendo o período de janeiro/2022 a junho/2023, revelou uma tendência de alto desperdício vacinal, alcançando 63%. Isso se traduz em um custo médio anual de R$614.416,26, resultante de doses perdidas. As vacinas analisadas foram BCG, Paralisia Infantil Oral (VOP), Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR) e Febre Amarela.

Após o início do projeto, observou-se uma melhora significativa no indicador de cobertura vacinal, relacionado às ações implementadas, de 3 pontos percentuais (p.p), 90% para 93%. Essa melhoria pode ser atribuída tanto às ações implementadas quanto ao aprimoramento no acompanhamento e refinamento dos dados. No período pós-projeto, destaca-se uma redução de 7p.p. do desperdício de vacina (62% no período pré-projeto para 56% no período pós-projeto).

Considerações finais O desafio do desperdício de vacinas e a necessidade de ampliação da cobertura vacinal das crianças menores de 5 anos, ainda são questões críticas nos serviços de saúde. A utilização da metodologia Lean Six Sigma, impactou positivamente na redução de desperdício de vacinas e na ampliação da cobertura vacinal e na padronização da melhoria de processo nas UBS do Município de São Paulo administrada pelo Hospital Albert Einstein.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

Statistics from Altmetric.com

Request Permissions

If you wish to reuse any or all of this article please use the link below which will take you to the Copyright Clearance Center’s RightsLink service. You will be able to get a quick price and instant permission to reuse the content in many different ways.