Article Text

Download PDFPDF

57-4E4V Estratégias para reduzir suspensões clínicas em um hospital geral
  1. Lailla Thayse Macedo Farias1,
  2. George Gonçalves da Silva2,
  3. Marianna Silva Cerqueira3,
  4. Tatiane Cunha Florentino1,
  5. Camila Rocha dos Santos1,
  6. Júlia Moscovits Santos1,
  7. Murilo dos Santos Marques1,
  8. Márcia Uzeda Pereira1,
  9. Paulina dos Reis Novaes1,
  10. Reinaldo Antunes Barros1
  1. 1Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (Diretoria Médica e Assistência Integrada à Saúde)
  2. 2Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (Coordenação do Centro Cirúrgico e CME do Hospital Metropolitano – BA)
  3. 3Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (Hospital Metropolitano - BA)

Abstract

Introdução A implementação de estratégias como a padronização de processos e o aprimoramento da eficiência operacional, aliadas a iniciativas voltadas para a gestão de recursos, desempenha um papel crucial no aumento da produtividade cirúrgica e redução de suspensões clínicas. Nesse contexto, é de suma importância adotar abordagens que intervenham tanto nas práticas do fluxo de trabalho cirúrgico quanto nas iniciativas voltadas para a gestão de recursos e otimização de processos.1 2

Objetivo Reduzir as suspensões clínicas em 20% em até 3 meses.

Método Trata-se de um relato de experiência sobre a implantação de estratégias para a reduzir suspensões clínicas em um hospital geral de grande porte, gerido por uma organização social de saúde desde julho de 2023 no estado da Bahia. Em julho de 2023 a taxa de suspensão global era de 26% e a taxa de suspensão clínica representava 10% do total de agendamentos. Neste período 33% do volume de cirurgias era convertido em saídas hospitalares (altas, óbitos e transferências). Foi utilizada a metodologia Lean, realizado diagnóstico inicial, mapeamento do processo, diagrama de Ishikawa e plano de ação com melhorias de processos.

Resultados Foi implantada rotina de Bate-mapa, Check list de encaminhamento para o centro cirúrgico, captação de pacientes da fila única da Central Estadual de Regulação, busca ativa de pacientes com pendências de exames ou reavaliação médica, realizados treinamentos com líderes e operação da jornada cirúrgica, mudança da gestão do centro cirúrgico, CME e ambulatório, implantação de consulta pré-operatória de enfermagem e consulta pré-anestésica ambulatório e a agenda eletiva passou a ser gerenciada pelo ambulatório. Além disso, foram implantados protocolos de avaliação pré-anestésica e antibioticoprofilaxia cirúrgica. Em janeiro de 2024 a taxa de suspensão clínica foi de 3% e a taxa de suspensão global foi de 9%, representando redução de 70% na taxa de suspensão clínica em comparação a julho/23 (10%) e redução de 65% na taxa de suspensão global quando comparada a julho/23 (26%).

Conclusão A utilização da metodologia Lean para diagnóstico e reestruturação impactou na eficiência do agendamento cirúrgico e utilização de recursos públicos e aumento da segurança do paciente através da implantação de protocolos e qualificação do processo.

Referência 1. Gonçalves, Raquel Calado da Silva, et al. Taxa de suspensão cirúrgica: indicador de qualidade da qualidade da assistência. Rev. SOBECC, p. 67–74, 2020.

2. Renan Araújo Gonçalves, Carlos Sampaio, Hélio Júnior. Determinação dos fatores da suspensão de cirurgia e suas contribuições para assistência de enfermagem Determination of surgery suspension factors and their constributions with nursing assistance. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 2016;8(3):4813–4820.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

Statistics from Altmetric.com

Request Permissions

If you wish to reuse any or all of this article please use the link below which will take you to the Copyright Clearance Center’s RightsLink service. You will be able to get a quick price and instant permission to reuse the content in many different ways.