Article Text
Abstract
Introdução A implementação de estratégias como a padronização de processos e o aprimoramento da eficiência operacional, aliadas a iniciativas voltadas para a gestão de recursos, desempenha um papel crucial no aumento da produtividade cirúrgica e redução de suspensões clínicas. Nesse contexto, é de suma importância adotar abordagens que intervenham tanto nas práticas do fluxo de trabalho cirúrgico quanto nas iniciativas voltadas para a gestão de recursos e otimização de processos.1 2
Objetivo Reduzir as suspensões clínicas em 20% em até 3 meses.
Método Trata-se de um relato de experiência sobre a implantação de estratégias para a reduzir suspensões clínicas em um hospital geral de grande porte, gerido por uma organização social de saúde desde julho de 2023 no estado da Bahia. Em julho de 2023 a taxa de suspensão global era de 26% e a taxa de suspensão clínica representava 10% do total de agendamentos. Neste período 33% do volume de cirurgias era convertido em saídas hospitalares (altas, óbitos e transferências). Foi utilizada a metodologia Lean, realizado diagnóstico inicial, mapeamento do processo, diagrama de Ishikawa e plano de ação com melhorias de processos.
Resultados Foi implantada rotina de Bate-mapa, Check list de encaminhamento para o centro cirúrgico, captação de pacientes da fila única da Central Estadual de Regulação, busca ativa de pacientes com pendências de exames ou reavaliação médica, realizados treinamentos com líderes e operação da jornada cirúrgica, mudança da gestão do centro cirúrgico, CME e ambulatório, implantação de consulta pré-operatória de enfermagem e consulta pré-anestésica ambulatório e a agenda eletiva passou a ser gerenciada pelo ambulatório. Além disso, foram implantados protocolos de avaliação pré-anestésica e antibioticoprofilaxia cirúrgica. Em janeiro de 2024 a taxa de suspensão clínica foi de 3% e a taxa de suspensão global foi de 9%, representando redução de 70% na taxa de suspensão clínica em comparação a julho/23 (10%) e redução de 65% na taxa de suspensão global quando comparada a julho/23 (26%).
Conclusão A utilização da metodologia Lean para diagnóstico e reestruturação impactou na eficiência do agendamento cirúrgico e utilização de recursos públicos e aumento da segurança do paciente através da implantação de protocolos e qualificação do processo.
Referência 1. Gonçalves, Raquel Calado da Silva, et al. Taxa de suspensão cirúrgica: indicador de qualidade da qualidade da assistência. Rev. SOBECC, p. 67–74, 2020.
2. Renan Araújo Gonçalves, Carlos Sampaio, Hélio Júnior. Determinação dos fatores da suspensão de cirurgia e suas contribuições para assistência de enfermagem Determination of surgery suspension factors and their constributions with nursing assistance. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 2016;8(3):4813–4820.
This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.