Article Text
Abstract
Título Redução da densidade de Infecção do Trato Urinário associada ao uso de Cateter Vesical de Demora em pacientes internados na UTI Adulto em um Hospital Público
Introdução As infecções do trato urinário (ITU) são frequentes em pacientes adultos hospitalizados, especialmente na UTI, devido à presença de agentes infecciosos na urina, à virulência desses agentes e à suscetibilidade do hospedeiro. O uso recorrente de dispositivos invasivos, como cateteres vesicais, aumenta ainda mais o risco. Diante dos riscos relacionados a ITU, o Hospital Estadual de Sapopemba situado na zona leste de São Paulo, iniciou sua participação na iniciativa PROAD-SUS Saúde em Nossas Mãos, com o objetivo de demonstrar as intervenções para reduzir a incidência de infecções associadas a cateteres vesicais, visando melhorar os desfechos clínicos e a segurança do paciente, com impacto significativo nos custos hospitalares.
Método A metodologia utilizada é Breakthrough Series (BTS) ou Modelo de Melhoria do Institute for Healthcare Improvement (IHI), com abordagem incluindo ações das lideranças estratégicas, táticas e operacionais, como treinamentos e aplicabilidade de melhores práticas de gestão da mudança. Destacam-se a demarcação da fralda com data e horário, bem como as rondas de adequação como propostas efetivas elaboradas pela equipe assistencial.
Resultados Ao final do projeto em dezembro de 2023, a UTI do HESAP alcançou uma densidade de 1,2 de ITU associada ao cateter vesical, resultando em um declínio quando comparado a série histórica da unidade que era de 2,9 de densidade. Esses resultados destacam o impacto positivo das intervenções na segurança do paciente e na eficácia dos cuidados prestados, além da economicidade de R$ 178.197,00. O projeto foi expandido para a segunda UTI e a unidade de clínica médica com atendimento de perfil idoso, agora com uma equipe própria denominada PREVICS.
Conclusão A implantação das estratégias de redução na incidência de ITU associada ao cateter vesical demonstra o sucesso na gestão da qualidade e segurança do paciente. Enaltecemos ainda as melhorias na experiência do paciente e no engajamento da equipe assistencial, além de fortalecimento da sustentabilidade e da eficácia do sistema de saúde.
This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.