Article Text
Abstract
Em 2022 foi marcada por um aumento significativo no número de incidentes típicos envolvendo colaboradores. As taxas de frequência de incidentes biológicos e incidentes típicos com afastamento foram de 3,32 e 3,28 incidentes por 1.000.000 horas trabalhadas, respectivamente. Diversos fatores contribuíram para esse cenário, incluindo a diminuição da percepção de risco, a falta de práticas de autocuidado e cuidado mútuo, violações das regras de ouro da segurança e oportunidades de melhoria nos processos operacionais das equipes.
Para lidar com esses desafios, foi elaborado um plano de ações estratégico com o objetivo de abordar os principais fatores causadores dos incidentes e promover a segurança no ambiente de trabalho, além de fortalecer a cultura de segurança. Foi estabelecida uma meta de redução de 30% na taxa de frequência de incidentes para o ano de 2023 em comparação com 2022, utilizando a metodologia Plan-Do-Check-Act (PDCA).
No plano de ação, foram implementadas diversas medidas de segurança, incluindo a criação de um diagrama direcionador dos incidentes envolvendo colaboradores para identificar áreas críticas e fatores associados aos incidentes. Essa análise embasou a definição de estratégias direcionadas para mitigar riscos e promover um ambiente de trabalho mais seguro. Grupos colaborativos foram formados para promover a escuta ativa, discussão de soluções e ações, encontro de Observadores da Observação e Abordagem Comportamental (OAC) visando a intensificação da prática, reconexão das 5 regras de ouro da segurança do colaborador e paciente, esta ação foi através de um treinamento no formato de circuito com 5 estações, cada uma representa uma regra, os colaboradores passaram por essa experiência de reconexão com as 5 regras de ouro da segurança. Ademais, implementação da metodologia DEPOSE para análise de causas dos incidentes.
O ano de 2023 encerrou com uma taxa de frequência de incidentes típicos com afastamento de 1,79, representando uma redução de 46% em relação a 2022, e uma taxa de frequência de incidentes biológicos de 2,15, uma redução de 34%. Ambos os indicadores superaram a meta estabelecida, demonstrando o sucesso das ações implementadas. A abordagem estratégica adotada, aliada a uma análise detalhada das causas fundamentais dos incidentes, contribuiu para otimizar a eficácia das medidas tomadas e promover uma abordagem proativa e sustentável em relação à segurança dos colaboradores.
This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.