Article Text

Download PDFPDF

49-4ECR Atuação estratégica da segurança do colaborador na SBIBAE
  1. Gedeon da Silva Farias,
  2. Waléria de Sá Bezerra,
  3. Tatiana Taumaturgo Macedo,
  4. Roseli da Silva Coelho,
  5. Tatiana Regina Mosca
  1. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (segurança do trabalho)

Abstract

Em 2022 foi marcada por um aumento significativo no número de incidentes típicos envolvendo colaboradores. As taxas de frequência de incidentes biológicos e incidentes típicos com afastamento foram de 3,32 e 3,28 incidentes por 1.000.000 horas trabalhadas, respectivamente. Diversos fatores contribuíram para esse cenário, incluindo a diminuição da percepção de risco, a falta de práticas de autocuidado e cuidado mútuo, violações das regras de ouro da segurança e oportunidades de melhoria nos processos operacionais das equipes.

Para lidar com esses desafios, foi elaborado um plano de ações estratégico com o objetivo de abordar os principais fatores causadores dos incidentes e promover a segurança no ambiente de trabalho, além de fortalecer a cultura de segurança. Foi estabelecida uma meta de redução de 30% na taxa de frequência de incidentes para o ano de 2023 em comparação com 2022, utilizando a metodologia Plan-Do-Check-Act (PDCA).

No plano de ação, foram implementadas diversas medidas de segurança, incluindo a criação de um diagrama direcionador dos incidentes envolvendo colaboradores para identificar áreas críticas e fatores associados aos incidentes. Essa análise embasou a definição de estratégias direcionadas para mitigar riscos e promover um ambiente de trabalho mais seguro. Grupos colaborativos foram formados para promover a escuta ativa, discussão de soluções e ações, encontro de Observadores da Observação e Abordagem Comportamental (OAC) visando a intensificação da prática, reconexão das 5 regras de ouro da segurança do colaborador e paciente, esta ação foi através de um treinamento no formato de circuito com 5 estações, cada uma representa uma regra, os colaboradores passaram por essa experiência de reconexão com as 5 regras de ouro da segurança. Ademais, implementação da metodologia DEPOSE para análise de causas dos incidentes.

O ano de 2023 encerrou com uma taxa de frequência de incidentes típicos com afastamento de 1,79, representando uma redução de 46% em relação a 2022, e uma taxa de frequência de incidentes biológicos de 2,15, uma redução de 34%. Ambos os indicadores superaram a meta estabelecida, demonstrando o sucesso das ações implementadas. A abordagem estratégica adotada, aliada a uma análise detalhada das causas fundamentais dos incidentes, contribuiu para otimizar a eficácia das medidas tomadas e promover uma abordagem proativa e sustentável em relação à segurança dos colaboradores.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

Statistics from Altmetric.com

Request Permissions

If you wish to reuse any or all of this article please use the link below which will take you to the Copyright Clearance Center’s RightsLink service. You will be able to get a quick price and instant permission to reuse the content in many different ways.