Article Text
Abstract
Introdução A experiência de uma criança autista no bloco cirurgico pode ser desafiadora devido as suas necessidades espeficicas de comunicação interação social e sensibilidade sensorial. É essencial criar um ambiente acolhedor e adaptado para garantir que a criança se sinta segura, confortavel e compreendida durante todo o seu processo cirurgico. Esse projeto visa proporcionar uma experiência positiva e personalizada crianças autista promovendo a uma melhor experiência, bem estar emocional e físico durante a intervenção cirurgica.
Objetivo É criar ambiente empatico que atnda as necessidades de forma personalizadas, comunicação eficaz, suporte emocional e técnicas de distração assim reduzir ansiedade, aumentar o conforto e promover colaboração da criança . O foco principal e garantir a segurança, confiança e reduzie traumas e a MELHOR EXPERIÊNCIA.
Método Identificação da faixa etária através de entrevistas pré operatórias, identifação de limitações , visitas guiadas , ambientação do leito com brinquedos (conforme gosto da criança). Utilização de um robo ASTRONAUTA que emite luz e som proporcionando um ambiente acolhedor paa criança para ‘embarcar’ na jornada individualizada.
Resultados Criança autista, masculino , 5 anos , trasntorno espectro austista NÃO VERBAL, Informado que havia tentativas frustadas de realizar procedimento em outras instituições e com suspensão de cirurgicas. Identificado pela enfermeira as necessidade especiais e feito ambientação anterior a chegada da criança com luz, som ( ASTRONAUTA) , brinquedos a admissão ocorrido diretamenta ao leito, permitindo o elo de confiança e tranquiliade e as abordagem acontecendo de forma tranquila. A criança fez toda sua jornada e a cirurgia realizada.
Conclusão Com recurso adequados e ambientação de forma individualizada os procedimentos assistencias podem acontecer de acordo com envolvimento de equipe e familia e ambientação adequada.
This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.