Article Text

Download PDFPDF

46-4E2A Prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica e redução de custos hospitalares
  1. Suianne Ferreira Soares Alencar,
  2. Samuel Freire Feitosa,
  3. Ana Patrícia de Moraes Silva,
  4. Ysmário Francisco Valeriano de Andrade,
  5. Alberto Rafael Bringel Sampaio,
  6. Ana Lívia Peixôto Araujo,
  7. Daniele Almeida Ferreira,
  8. Débora Patrícia Souza Duarte
  1. Hospital Regional do Cariri (HRC)

Abstract

Introdução A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é conceituada como uma infecção relacionada à assistência à saúde (IRA) que acomete pacientes que se encontram sob suporte ventilatório mecânico invasivo. Sua ocorrência revela-se como a segunda infecção mais comum nos pacientes admitidos na UTI, sendo responsável por índices elevados de mortalidade, além de gerar aumento da permanência e elevação dos custos hospitalares. O objetivo deste trabalho é descrever a implementação do bundle de prevenção de PAV, seu impacto nos custos hospitalares e na interação da equipe multidisciplinar.

Método No período de 2021 a 2023, a UTI adulto do Hospital Regional do Cariri, interior do estado do Ceará, composta por 10 leitos, participou do Projeto Saúde em Nossas Mãos do PROADI-SUS/Ministério da Saúde, utilizando como metodologia o Modelo de Melhoria do Institute Healthcare of Improvement (IHI), visando uma redução de 30% das IRAS. Utilizou-se uma abordagem colaborativa e participativa, envolvendo a equipe multiprofissional desde a coleta das informações, utilizando o quadro Kamishibai, à implementação de estratégias, que eram testadas e aprimoradas à beira-leito, utilizando a ferramenta PDSA (Plan-Do-Study-Act), para o cumprimento dos itens do bundle e aprimoramento dos microprocessos. Em paralelo foi trabalhado um grupo de custeio que visava mensurar a redução dos custos, relacionada à porcentagem de redução das IRAS.

Resultados Nossa linha de base inicial de densidade de incidência de PAV era de 14,94 de média. Após a implementação das medidas, chegamos a 0 ao final do triênio, alcançando uma redução em 100% da PAV, 42 infecções evitadas e um saving estimado de 1 milhão de reais. Os testes de mudanças realizados (PDSA) e discussões das oportunidades de melhorias observadas foram primordiais para alcançarmos estes resultados e uma melhor interação da equipe multiprofissional (fisioterapeutas, enfermeiros e médicos).

Conclusão Por meio das ações desenvolvidas conseguimos implantar na UTI uma cultura de melhoria sustentada e participação ativa da equipe multiprofissional, gerando um impacto significativo na qualidade da assistência e segurança dos pacientes, além de uma redução considerável dos custos hospitalares relacionados à PAV.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

Statistics from Altmetric.com

Request Permissions

If you wish to reuse any or all of this article please use the link below which will take you to the Copyright Clearance Center’s RightsLink service. You will be able to get a quick price and instant permission to reuse the content in many different ways.