Article Text
Abstract
Introdução A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é conceituada como uma infecção relacionada à assistência à saúde (IRA) que acomete pacientes que se encontram sob suporte ventilatório mecânico invasivo. Sua ocorrência revela-se como a segunda infecção mais comum nos pacientes admitidos na UTI, sendo responsável por índices elevados de mortalidade, além de gerar aumento da permanência e elevação dos custos hospitalares. O objetivo deste trabalho é descrever a implementação do bundle de prevenção de PAV, seu impacto nos custos hospitalares e na interação da equipe multidisciplinar.
Método No período de 2021 a 2023, a UTI adulto do Hospital Regional do Cariri, interior do estado do Ceará, composta por 10 leitos, participou do Projeto Saúde em Nossas Mãos do PROADI-SUS/Ministério da Saúde, utilizando como metodologia o Modelo de Melhoria do Institute Healthcare of Improvement (IHI), visando uma redução de 30% das IRAS. Utilizou-se uma abordagem colaborativa e participativa, envolvendo a equipe multiprofissional desde a coleta das informações, utilizando o quadro Kamishibai, à implementação de estratégias, que eram testadas e aprimoradas à beira-leito, utilizando a ferramenta PDSA (Plan-Do-Study-Act), para o cumprimento dos itens do bundle e aprimoramento dos microprocessos. Em paralelo foi trabalhado um grupo de custeio que visava mensurar a redução dos custos, relacionada à porcentagem de redução das IRAS.
Resultados Nossa linha de base inicial de densidade de incidência de PAV era de 14,94 de média. Após a implementação das medidas, chegamos a 0 ao final do triênio, alcançando uma redução em 100% da PAV, 42 infecções evitadas e um saving estimado de 1 milhão de reais. Os testes de mudanças realizados (PDSA) e discussões das oportunidades de melhorias observadas foram primordiais para alcançarmos estes resultados e uma melhor interação da equipe multiprofissional (fisioterapeutas, enfermeiros e médicos).
Conclusão Por meio das ações desenvolvidas conseguimos implantar na UTI uma cultura de melhoria sustentada e participação ativa da equipe multiprofissional, gerando um impacto significativo na qualidade da assistência e segurança dos pacientes, além de uma redução considerável dos custos hospitalares relacionados à PAV.
This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.