Article Text
Abstract
Introdução A busca de eventos adversos pode ser oriunda de múltiplas fontes, ativas ou reativas, o que torna o processo menos linear e passível de subnotificações. Tratando-se de lesões por pressão (LPP) a qualidade da busca de informação tem impacto direto nas ações de controle e prevenção. Neste contexto, o uso de Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de executar, em tempo reduzido, a busca ativa desses eventos, otimizando e reduzindo a chance de subnotificações nesse processo. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever o impacto da IA na qualidade da busca do dado para incidência de LPP.
Método O monitoramento da incidência de LPP é realizado em toda instituição hospitalar através da busca de LPP Estágio 2, ou acima, adquiridas durante a internação. Os dados eram coletados através de documento registrado pelos enfermeiros assistenciais e validados posteriormente pela gestão e setor de Qualidade. Em agosto de 2023, foi associada a utilização de IA ao processo de busca através de busca de palavras-chave em campos livres do prontuário eletrônico. Os dados obtidos passam por validação junto à equipe de supervisores assistenciais que podem dar seu feedback sobre o achado e caso sejam incidentes, são incluídos no banco de dados. A avaliação do impacto do uso da IA se dá através da qualificação da taxa de incidência de LPP que é um indicador operacional divulgado mensalmente.
Resultados Após a busca ativa por IA, observou-se elevação na taxa incidência de lesão por pressão devido à redução de subnotificações. Historicamente, a taxa de incidência de LPP ficava abaixo da meta estabelecida 2,3/1000pac-dia. Após o incremento da IA, em Agosto de 2023, fechamos o indicador mensal acima da meta (4,0/1000pac-dia) com aumento de 185,7% em relação ao mês anterior (1,4/1000pac-dia). Este resultado impactou na elaboração de plano de ação, composto por auditoria de processos, disseminação do protocolo de prevenção, capacitação das equipes e envolvimento das lideranças para otimização de recursos. Já no ano de 2024, ações realizadas a partir da análise dos dados mantêm uma média de 2,2/1000pac- dia.
Conclusão A mudança no processo de coleta de dados com utilização da IA impactou diretamente na prevenção do desfecho. Reduzindo a subnotificação, trabalha-se com dados que retratam, de fato, a realidade na instituição. A perspectiva futura é a consolidação da qualidade da busca do dado não só para incidência de LPP como também para outros eventos adversos.
This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.