Article Text
Abstract
O projeto Lean Six Sigma de redução de incidentes biológicos na Diretoria Médica de Serviços Hospitalar (DMSH) teve início no primeiro semestre do ano de 2023. Foram analisados dados de dois anos. Durante o ano de 2021, foram registrados 14 incidentes biológicos com uma taxa de frequência de 1,30. Já em 2022, ocorreram 21 incidentes biológicos, resultando em uma taxa de frequência de 2,18 incidentes por 1 milhão de horas trabalhadas. As principais causas desses incidentes foram o descarte incorreto de perfurocortantes contaminados, especialmente em procedimentos cirúrgicos, o acionamento inadequado dos dispositivos de segurança, principalmente agulhas de insulina, a falta do uso do equipamento de proteção individual e a adoção de comportamentos inseguros.
O objetivo de implementação do projeto foi para atuar na prevenção de incidentes biológicos, com uma meta de reduzir a taxa de frequência de incidentes em 64% no ano 2023, visando atingir 0,79 incidente por 1 milhão de horas trabalhadas.
A metodologia utilizada para alcançar esse resultado foi do lean six sigma visando análise assertiva desses incidentes envolvendo colaboradores e otimizar a segurança nos processos.
No Plano de ação, foram implementadas várias medidas segurança, incluindo elaboração de informativos com a imagem da liderança do setor para enfatizar a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), disponibilização de alertas de segurança nos postos de trabalho para reforçar a técnica adequada de utilização do dispositivo de segurança da agulha de insulina, seleção de colaboradores como guardiões da segurança para realizar auditorias nos procedimentos assistenciais, migração de perfurocortantes sem dispositivos de segurança para aqueles equipados com os dispositivos apropriados em todos os carros de anestesia da área de procedimentos cirúrgicos, desenvolvimento e implementação de informativos de alerta de segurança em locais estratégicos, campanha de descarte correto de perfurocortante e realização de uma Jornada da Segurança com treinamento intensivo focado na prevenção de incidentes.
O ano de 2023 encerrou com uma taxa de frequência de incidentes biológicos de 0,54 incidente por 1 milhão de horas trabalhadas, representando uma redução de 75% em relação ao resultado de 2022, superando a meta estabelecida. Portanto, a escolha dessa metodologia permitiu atuar na redução das variações do processo e na análise aprofundada das causas vitais dos incidentes, tornando o plano de ação mais preciso e direcionado para alcançar resultados assertivos.
This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.