Article Text

Download PDFPDF

38-4DXN Inovação da logística hospitalar - case de implementação de correio pneumático
  1. Caroline Brum Rosso1,
  2. Marina Fontana Sanagiotto2,
  3. Mauricio Antunes Alves3
  1. 1Fundação Hospitalar São Lucas (Gerente de Operações)
  2. 2Fundação Hospitalar São Lucas (Farmácia)
  3. 3Fundação Hospitalar São Lucas (Engenharia Clínica)

Abstract

A adoção da Saúde Baseada em Valor (VBHC) é fundamental para equilibrar a qualidade dos cuidados de saúde com a eficiência de custos (Kokko & Kork, 2021). Diante disso, inovações que aprimoram a qualidade e segurança do paciente são essenciais. Este resumo foca na implementação de um sistema de correio pneumático num hospital filantrópico de ensino no Oeste do Paraná, evidenciando uma solução inovadora frente ao desafio logístico imposto pela sua expansão física de 12.000 m² para 36.000 m² em julho de 2023.

A expansão aumentou significativamente o número de leitos e, consequentemente, a complexidade da gestão da cadeia de suprimentos, especialmente no transporte de materiais e medicamentos para as unidades de internação. O objetivo foi avaliar os benefícios do correio pneumático, que promete agilizar o transporte através de uma rede de tubulações que utiliza um sistema à vácuo, otimizando o envio de insumos e amostras biológicas entre diferentes setores.

Para essa avaliação construiu-se o seguinte método: (Etapa 1) Mensuração do tempo de deslocamento da equipe de enfermagem até a farmácia central; (Etapa 2) Coleta de dados dos envios; (Etapa 3) Simulação do tempo economizado com o uso do correio pneumático; (Etapa 4) Análise do retorno financeiro mediante o cálculo do payback do investimento.

Ao total foram implementadas 15 estações de recebimento das cápsulas enviadas pela farmácia central, foi realizada a coleta dos tempos de cada uma dessas rotas entre estações mais utilizadas, sendo a de menor duração 44 segundos e mais longa de 6 minutos e 52 segundos. Nos primeiros seis meses de implementação, foram realizados 99.148 envios, resultando em uma economia de 3.907 horas de deslocamento, equivalentes a uma economia de R$68.526. Este ganho de tempo permitiu que a equipe assistencial dedicasse mais tempo ao cuidado direto com o paciente, melhorando a qualidade à beira leito do atendimento e garantindo maior segurança na distribuição de medicamentos e materiais. O investimento no sistema de correio pneumático terá um payback estimado em 5 anos, desconsiderando a inflação futura.

Esse estudo de caso demonstra o impacto positivo de soluções tecnológicas na operação hospitalar, enfatizando a importância de investimentos que facilitam processos e melhoram as condições de trabalho dos profissionais de saúde, além de elevar a qualidade e segurança do paciente. A implementação do correio pneumático representa um avanço significativo para o hospital, refletindo diretamente na satisfação das equipes de farmácia e enfermagem e, por extensão, na

Referência 1. Kokko P, Kork AA. Value-based healthcare logics and their implications for Nordic health policies. Health Serv Manage Res. 2021 Feb;34(1):3–12. doi: 10.1177/0951484820971457. Epub 2020 Nov 9. PMID: 33167726.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

Statistics from Altmetric.com

Request Permissions

If you wish to reuse any or all of this article please use the link below which will take you to the Copyright Clearance Center’s RightsLink service. You will be able to get a quick price and instant permission to reuse the content in many different ways.