Article Text

Download PDFPDF

35-4EAX Estruturação do processo de atendimento à pessoas com transtorno do espectro autismo
  1. Patricia Aparecida Scarameli1,
  2. Najara Maria Procopio Andrade2,
  3. Priscila Martins Delgado2,
  4. Nathalia Lopes Silva3,
  5. Monaliza Rodrigues da Cruz4
  1. 1Hospital Sírio Libanês (Gestão de risco)
  2. 2Hospital Sírio Libanês (Gestão de Risco)
  3. 3Hospital Sírio Libanês (Atendimento)
  4. 4Hospital Sírio Libanês (Marketing)

Abstract

Introdução Desde 2000, prevalência de autismo aumentou 317%. Uma a cada 36 pessoas tem o diagnóstico.

Trata-se detranstorno do neurodesenvolvimento caraterizado por déficits persistentes na comunicação, linguagem e interação social, podendo apresentar padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades.

Serviços de saúde podem ser estressores para estas pessoas e causar desorganização.

Em 2022 recebemos reclamações via ouvidoria relacionadas à experiência negativa de pacientes e suas famílias e nenhum elogio.

Objetivo Aumentar em 30% a satisfação até fevereiro/24.

Método A partir de julho/22 foi iniciado trabalho de revisão de processos, fluxos, estrutura e capacitação das equipes para atendimento considerando as necessidades individuais de cada pessoa e requisitos legais. Constituído time multiprofissional com participação de representantes de pacientes para discussão e mapeamento do processo utilizando Metodologia Ágil (Lean Inception). Aplicados princípios de Ciência da Melhoria: Identificação das causas; SIPOC do processo; Brainstorming com proposição das ideias de mudança; sistematização (Diagrama Direcionador); proposição de plano de ação; acompanhamento e monitoramento da implementação e indicadores (índice de reclamações e elogios de pessoas com TEA). Ações implementadas em 2023: revisão do processo de priorização e identificação de necessidades específicas; elaboração de protocolo e revisão do fluxo de atendimento; adequação de estrutura física; campanha de sensibilização das equipes e treinamento.

Resultado Ao fim de 2023 as ações previstas no Mínimo Produto Viável (MVP) do Projeto foram concluídas. A partir de abril todos os casos foram adequadamente priorizados conforme requisitos. 29% dos colaboradores concluíram treinamento dos novos fluxos e protocolo. Apesar da não identificação da redução do índice de reclamações (0,27/1000 no período pré-intervenção e 0,42/1000 no período pós), identificamos uma modificação no conteúdo. Nenhuma nova ouvidoria relacionada à priorização foi identificada. Paralelamente, recebemos 10 elogios em 2023. (Índice = 0 no período pré e 1,17/1000 no período pós. A partir de novembro/23 a mediana do índice de elogios foi de 0,136 para 3,82.

Conclusão Os dados demonstram que a revisão de processos, fluxos, sensibilização e estrutura implementadas já se mostraram efetivas para melhor percepção e aumentar a satisfação dos pacientes e suas famílias. Priorização estratégica a partir da voz do paciente/família, uso de ferramentas de qualidade e envolvimento multiprofissional colaborativo foram fatores de sucesso para avanços importantes em curto espaço de tempo. A jornada é longa mas entendemos estar no caminho certo rumo à equidade na saúde, melhoria da experiência, redução de riscos e fortalecimento do olhar no contexto da diversidade.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

Statistics from Altmetric.com

Request Permissions

If you wish to reuse any or all of this article please use the link below which will take you to the Copyright Clearance Center’s RightsLink service. You will be able to get a quick price and instant permission to reuse the content in many different ways.