Article Text

Download PDFPDF

30-4EAN Stopwatch: tecnologia para melhoria da qualidade do atendimento a pacientes oncológicos
  1. Juliana Palacio de Queiroz Ventura Barros1,
  2. Albertina Proença Rodrigues Alves2,
  3. Joseana da Costa Guimarães Barbosa3,
  4. Williame Correia de Lima4,
  5. Ormando Rodrigues Campos Júnior5,
  6. Sarah Rayssa Cordeiro Sales Pinheiro6
  1. 1Suporte Nutricional e Quimioterapia LTDA (Gerente de Enfermagem)
  2. 2Suporte Nutricional e Quimioterapia LTDA (Gerente da qualidade)
  3. 3Suporte Nutricional e Quimioterapia LTDA (Enfermagem)
  4. 4Suporte Nutricional e Quimioterapia LTDA (Tecnologia Da Informação)
  5. 5Suporte Nutricional e Quimioterapia LTDA (Médico)
  6. 6Suporte Nutricional e Quimioterapia LTDA (Enfermeira)

Abstract

Introdução O paciente oncológico vivencia fatores estressores que perpassam a rotina de tratamento, tais como fila de espera e demora na dispensação da medicação.1,2 Diante dessas dificuldades, é importante que haja inovações tecnológicas que mapeei barreiras no processo de atendimento, proporcionando maior qualidade no atendimento em saúde. Sabendo dessas problemáticas, o estudo tem como objetivo relatar a criação de uma tecnologia – Stopwatch - que acompanha a jornada do paciente em um ambulatório oncológico.

Método A tecnologia Stopwatch foi criada pela colaboração dos setores de enfermagem e da tecnologia da informação para identificar gargalos que causam atrasos na dispensação de medicamentos. Na primeira fase, foi realizado um mapeamento do tempo desde a manipulação do medicamento pela equipe da farmácia até sua entrega no posto de enfermagem. Os setores foram:

-Farmácia Satélite -> Enfermagem: 12 minutos para liberar a punção e pré-medicação.

-Farmácia Produção -> Enfermagem: 45 min para liberar quimioterapia.

-Enfermagem -> Alta.

Na segunda etapa, a tecnologia foi utilizada para monitorar o tempo de entrega de cada setor conforme os acordos estabelecidos. Na terceira etapa, foi implementado um painel de controle em tempo real, onde a equipe é notificada em caso de atraso, permitindo a prestação de justificativas para mapear as barreiras.

Resultado Após mapear o processo, identificamos que a farmácia satélite tinha um índice de atraso de 16,71%, enquanto a farmácia de produção registrava 19,67%. As principais causas de atraso foram dificuldade de rede venosa, liberação de múltiplos protocolos e alta demanda simultânea de pacientes. Três meses após a implantação da ferramenta, foram reduzidos para aproximadamente 9,69% na farmácia satélite e 5,61% na farmácia de produção, indicando uma melhoria significativa.

Conclusão O uso da tecnologia foi possível aprimorar o entendimento do desempenho, identificar entraves à eficiência, melhorar a motivação e facilitar a tomada de decisões através de previsões, além de diminuir o tempo de espera dos pacientes de forma segurança e com qualidade no atendimento. O Stopwatch se mostrou uma inovação que capaz de otimizar a eficiência dos sistemas de saúde, podendo ser disseminado em outros contextos de saúde.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

This is an open access article distributed in accordance with the Creative Commons Attribution Non Commercial (CC BY-NC 4.0) license, which permits others to distribute, remix, adapt, build upon this work non-commercially, and license their derivative works on different terms, provided the original work is properly cited, appropriate credit is given, any changes made indicated, and the use is non-commercial. See: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

Statistics from Altmetric.com

Request Permissions

If you wish to reuse any or all of this article please use the link below which will take you to the Copyright Clearance Center’s RightsLink service. You will be able to get a quick price and instant permission to reuse the content in many different ways.